domingo, março 11, 2012

Sente e planeje

Lucas 14:28 - Pois qual dentre vós, querendo construir uma torre, primeiro não se assenta para fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Minha área não é teologia, então a maioria dos meus posts não são teologia. Esse post não é teologia. Eu só quis mostrar através de um verso bíblico que foi parte do sermão de hoje de manhã como uma coisa é tão simples e obviamente prova de bom senso, que o próprio Jesus Cristo usou como comparação para um de seus ensinamentos.
Não sei se porque li esse verso muitas vezes quando pequena, ou se pela ingfluência familiar, eu sempre tive esse verso como guia de minha vida financeira. Para todos os meus projetos, passados e futuros, eu sempre sentei e planejei. Sempre quis me assegurar que teria condiçoes de fazer o que queria, e, se nao houvesse condições no momento, qual o momento certo e qual o melhor caminho.
É triste que para tantos no mundo de hoje essa idéia não esteja sequer lá longe no seu horizonte. Alguns acham que sentar e planejar é falta de fé. Pois afinal, "Deus proverá."
Outros tantos crêem que são outras pessoas ou o governo (que no fim das contas são todas as outras pessoas) que devem pagar por seus projetos mal ou não planejados.
Amigo, sente e planeje. Faça as contas! Você pode arcar com a conta desse projeto que tenciona executar? Não? Então não comece. Fique quietinho e volte ao rascunho. É uma questão de bom senso.

Nenhum comentário: