sábado, março 24, 2012

Narcisismo puro e aplicado

Gente, eu tava outro dia pensando, "Mas eu tou pra ver um povinho mais narcisista que o baiano."

"Mas por que," pergunta vc, "Por que vc acha que o baiano é narcisista por demais da conta?"

Oxe! Muito simples, caro amigo, vc já viu algum outro lugar onde praticamente todos os cantores nativos louvam a cidade ou o estado? Praticamente todo mundo que faz musica na Bahia tem, no mínimo, uma musica que exalta Salvador ou a Bahia! Meu rei, eu não vejo isso em mais lugar nenhum desse mundo. Pode até ser que tenha, mas eu desconheço. Tem uns neguinho lá na Califórnia que canta sobre a Califórnia. Tinha o Frank Sinatra que cantava New York New York. E o John Denver canta Country Roads, sobre West Virginia. Mas nada com o mesmo volume da Bahia. Na Bahia é uma coisa generalizada. É uma coisa endêmica. Na Bahia tem músico a torta e a direita cantando Salvador.

Falo isso cheia de narcisismo e sem vergonha nenhuma. Sou narcisista sim, graças a Deus que me fez nascer Baiana.

Sim, Baiana com B maiúsculo mesmo - não esqueci que em português adjetivo pátrio não leva maiúscula não. Mas, tipo assim, Baiana no sentido "Estou indo pra Bahia" dito por um feirense que parte de Feira se dirige a Salvador. Sou Baiana. Sou Soteropolitana. Tudo com letra maiúscula!

Soteropolitana, na verdade, é uma palavra fenomenal!!! Nosso adjetivo pátrio é tão chique que é de etimologia greco-latina! Sotero - "salvador"  em latim. E Polis - "cidade" em grego. Nada mais apropriado num país de lingua de origem latina, com bastantes palavras de etimologia grega.

Moro nos EUA? Moro. A vida me trouxe aqui. Mas a vida tem caminhos que nos levam pra longe.
Onde os caminhos nos levam não importa. O que importa de onde vc é. O que importa é o que diz o coração.
E o meu coração diz assim: Tudo que sou hj foi criado na Bahia! Na cidade de São Salvador! E ói que eu gosto do que eu sou, viu! Num trocaria uma d'eu por dez d'outra. Mamãe que o diga!

P.S. Esse post deve ser lido com sotaque baiano.Oxe!

Nenhum comentário: