segunda-feira, outubro 08, 2012

Peter Pan e o Menino Maluquinho

Acho que a maioria de nós que crescemos no século XX conhecemos a história do Peter Pan, o menino que não queria crescer. Ele vivia num lugar chamado Terra do Nunca. Ele sabia voar entre o nosso mundo e o dele. Sabia lutar contra o malvado Capitaão Gancho. Ele só não sabia crescer.

Quando eu tinha seis ano de idade descobri o poema do autor romântico Casimiro de Abreu "Meus Oito Anos".  "Ah que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais"... Casimiro morreu aos 21 anos, havia mal-começado a vida adulta, e já lhe fazia falta a infância....

O que é que o Casimiro sabia? Que o Peter Pan sabia? E eu? O que eu sabia? Eu tinha só seis anos e já sabia que aquele seria para sempre o meu poema favorito. ... Eu nunca quis crescer. Eu sabia sim que eu tinha uma coisa muito especial que não ia durar pra sempre. E não durou mesmo. Veio o tempo e levou ela de mim.

A primeira vez que percebi isso foi no dia que, no parque de diversões, me barraram de entrar no pula-pula. Grande demais, eles disseram. Grande demais? Mas no ano passado eu entrei! Como é que sou grande demais? Foi o tempo. Anos depois, no terceiro do colegial, a professora deu pirulito para todos os vestibulandos no dia das crianças... E comentamos entre nós que na faculdade não ia ter pirulito no dia das crianças. Ano que vem ninguem ia olhar pra gente e ver a criança... era o tal do tempo de novo. O tempo sem dó, que nem o Menino Maluquinho conseguiu segurar. O tempo veio e fez a gente crescer.


Tantas crianças por aí querendo crescer logo, querendo ser gente grander. Ah, nunca entendi porquê. Por que vc quer deixar a parte mais tranquila da sua vida? A mais sem cuidados? Aquela parte onde tudo é possivel, e onde sonho e realidade são quase que uma coisa só? Tantas crianças por aí tendo que crescer logo - por falta de opção que a vida lhes dá. Tendo que ser gente grande, se cuidar e cuidar de outros às vezes. Tantas crainças por aí tendo que arcar com responsabilidades que a vida lhes trouxe cedo demais. E vc quer abrir mão da sua infância querida por livre e espontânea vontade? Por quê?


Crescer é divertido às vezes, é verdade. Crescer é viver. A vida é feita de experiencias. Uma atrás da outra. E a cada nova experiencia, mas um pouquinho da criança vai embora. Mais um pouquinho do adulto vai chegando. Crescer leva tanto de nós consigo... tantas coisas que nunca poderemos ter de volta. A ingenuidade infantil não volta nunca mais. A falta de cuidados ... bem, essa pode até voltar, mas... se voltar vai te dar tanto problema... melhor não. Crescer é aprender a ser responsável por si e por outros. E aprender que a única escolha sensata é ser responsavel.

Crescer, disse um personagem do Marco Nanini, é ir lentamente se distanciando dos pés. Verdade, depois que aquela barriguinha cisma de sentar ali no meio, aquele pezinho que antes vinha até a boca, nunca mais vai chegar perto com a mesma agilidade. Então é verdade. Crescer é inevitável. Que triste destino esse nosso - nós, classificados como seres vivos lá na aula de ciências, lá na quarta série do ensino fundamental - nascem, crescem, reproduzem, envelhecem e morrem. Tá lá - escrito no dever de casa, na prova, no livro texto. Assim como o tal do envelhecer e morrer, crescer é mesmo inevitável. ...

Pára! Pára tudo! Quem disse? Crescer por fora é invitável sim. Deixar de ser criança lá dentro? Ah, aí é opcional, meu irmão. Ser criança é saber sonhar, saber brincar, correr e pular, é se encantar com as coisas pequenas vida como se fossem grandes coisas. É cantar em voz alta, dançar e fazer palhaçada e não estar nem aí pra quem tá olhando ou deixando de olhar.

Um dia, disse o Ziraldo, o Menino Maluquinho cresceu. Cresceu e virou um cara legal. Mas um cara legal mesmo. Ele virou o cara mais legal do mundo. e foi aí, que todo mundo descobriu que ele não tinha sido um menino maluquinho. Ele tinha sido um menino feliz.

Eu acho que o Menino Maluquinho nunca deixou de ser criança lá dentro.

Nenhum comentário: