segunda-feira, outubro 29, 2012

Bahia - terra da felicidade

O jingle do ACM começava assim - "Você se lembra de mim? Eu nunca vi você tão só. Ó meu chamego, meu xodó, minha Bahia!"

Pelo que vi ontem no facebook, ACM Neto poderia ter cantado o mesmo jingle nessas eleições. Todos estavam tão desesperados com a situação decadente dessa caiptal baiana linda, que O ACM Neto foi celebrado como herói simplesmente por ter sido eleito.

Eu não tenho acompanhado a política baiana. Só ouço falar dos desmandos, das loucuras e da politicalha.
Eu nunca gostei daquela história do rouba, mas faz, pq admitir que se é ladrão mas que é melhorzinho é uma bruta sacanagem.

Mas eu sei que no mundo real não existe ninguém 100% bom. Na verdade, segundo a palavra de Deus, ninguém é bom, ninguém faz o bem. Então eu acredito que, em vez de dizer rouba mas faz, digamos dos males o menor. Esperemos que esse prefeito eleito, seja um político que lute pelos interesses da cidade e que faça o melhor pelos cidadãos soteropolitanos.

Mas, pela mesma filosofia de que ninguém é 100% bom, não vamos nos esquecer que político nenhum é herói, político nenhum traz a salvação da pátria. Eu não quero saber pra quem você votou - o seu candidato não é um herói. Não é nem nunca vai ser. Não vamos admitir que roubar é normal! Ele faz? Ok, então vamos colocá-lo no poder e vijiar o carinha para que ele não roube ... muito.

Você cidadão, que foi e votou e comemorou sua vitória nas urnas, e mesmo você, que sabe-se lá porque cargas d'água tenha votado no outro, você ainda tem uma tarefa a cumprir, o seu dever civico não terminou.

Acompanhe, cobre, critique aquilo que merecer criticas e louve aquilo que merecer louvores. Não engula sapo, não se acomode, não espere pelos próximos quatro anos. Conheça seus vereadores, escreva-lhes manifestando sua opinião, se informe e faça ouvir sua voz. E se sua voz não for ouvida durante o mandato desses homens, deixe o recado nas urnas nas próximas eleições. Mas não espere até lá para agir novamente.

Política é parte da vida de uma comunidade. Cidadãos politizados são a parte essencial de uma democracia. Só com cidadãos politizados a politica não vira politicalha. Só com cidadãos politizados os homens colocados no poder não fazem de nós gato-e-sapato. Só com cidadãos politizados se constrói uma democracia evoluida e honrada.

Vendo a politica Americana e Brasileira através da história percebo que quando cidadãos não estão apáticos à vida pública, os homens colocados no poder entendem que tem que prestar contas a um poder maior que eles - seus eleitores.

Termino esse post com uma grande verdade que escutei a vida toda:
O destino de quem não se interessa por política é ser controlado por quem se interessa. Você quer ser controlado por outros de cuja moral e bons costumes você duvida? Ou prefere se interessar e mantê-los sob controle?

Nenhum comentário: