sábado, setembro 15, 2012

estudar, trabalhar

Faz tempo que a idéia de que mulher pode e deve trabalhar se tornou tolerada, depois aceita, após isso louvada, e hoje comum.

Infelizmente isso fez com que se criasse uma rixa entre dois tipos de mulheres.

As mulheres que trabalham no lar sejam olhadas de forma baixa, como se elas não tivessem alcançado seu potencial. Como se fossem seres simplistas e de pouca ambição.

As pessoas falam como se ser eposa e dona de casa fosse um trabalho menos honrado, ou que requeresse menos esforço.
Com o passar do tempo as mães das novas gerações, com medo de serem intransigentes e retrogadas, incentivaram as filhas a não buscarem o casamento e a vida de dona de casa. Mas sim a vida do trabalho assalariado, fora de casa.
Ninguém parece se lembrar que tanto ha que se fazer numa casa para que tudo esteja sob controle. Ninguém parece se lembrar que crianças passam a ser criadas e educadas por empregadas e babás - trabalhadoras assalariadas que fazem o trabalho que outrora pertencia à dona de casa.
Por muitos anos as mães passavam às filhas seus conhecimentos sobre como manter uma casa e uma familia. Esses conhecimentos se perderam quando as mães com medo de criar filhas do século passado passaram a incentivá-las a não se ligar nessas coisas. Cozinhar? Costurar? Manter uma horta? Lidar com problemas de filhos no dia a dia? Tudo isso o dinheiro pode comprar.
A dona de casa é vista como um ser simples e ignorante. Mas tanto sabiam as donas de casa que cuidavam de sua casa com esmero. Uma sabedoria perdida, pq todo o serviço da casa passou a ser terceirizado.
Uma sabedoria que foi desvalorizada pela nossa sociedade ocidental pq nunca trouxe renda. Apenas possibilitava que outros na casa fizessem os serviços que traziam a tal renda. Ou seja a sabedoria que era a base de tudo.


As mulheres que trabalham fora por outro lado, muitas vezes sao desdenhadas por aquelas que trabalham em casa. As donas de casa que criam seus filhos fazem poucos das mães que tem que trabalhar dobrado - para cuidar de seu lar e para financiá-lo. Hoje em dia existe uma escolha. Você pode escolher ser só dona de casa. POde escolher só trabalhar fora. OU pode escolher os dois. Todas essas escolhas tem prós e contras. Se vc escolhe só trabalhar fora, delega a outro o cuidado com seu lar. Se escolhe só trabalhar em casa, tem que lidar com restriçoes financeiras. Se quer fazer os dois, ambos os lados saem prejudicados.
Mas muitas vezes essa escolha é feita pq ou se trabalha fora ou os filhos passam fome. Talvez uma escolha dura e cruel, mas uma escolha de qualquer forma.

Entao temos as mulheres que trabalharam duro para sustentar seus filhos, mal vistas por aquelas que escolheram as restricóes financeiras de ser donas de casa. Ou que escolheram ser donas de casa pq o marido podia bancar um estilo de vida do agrado de ambos. As mulheres que tem que trabalhar fora para trazer o sustento do lar, ou para manter o padrao de vida que considera minimamente aceitável (sim pq as pessoas tem suas concepçoes do que é um padrao de vida minimamente aceitavel, e violar tais concepçoes pode trazer muito desgosto para uma vida.) são vistas como pessoas que não se importam com a criação de seus filhos ou o bom funcionamento de seu lar. Quem trabalha fora não se importa com as criancás ou com o marido.

As mulheres estao portanto dividas em duas categorias e desunidas. Uma se achando sempre superior a outra. Tudo seria tao diferente se todos vissem o trabalho domestico como complemento do trabalho fora de casa. Um nucleo familiar tem que lidar como esses dois tipos de trabalho, pq um traz a renda, o outro a administra. Ambos requerem treinamento, estudo. É dificil enxergar isso num mundo de microondas e comidas prontas, aspiradores inteligentes e maquinas de lavar e secar que já deixam a roupa pronta pra vestir. Num mundo onde a TV e o computador educam as crianças desde os tempos da Xuxa. É dificil entender como o trabalho domestico requer estudo. Mas na hora que falta grana para as modernidades da vida, e vc tem que se virar sozinho pra alimentar e vestir uma familia, ou mesmo na hora que vc quer frutas frescas em vez de enlatadas e quer compra-las na feira ou mesmo no mercado. Nessa hora vc vai ver que tudo aquilo que a mae da mae da mamae sabia e nao passou adiante antes de seu ultimo adeus era tao precioso. Tao mais precioso que aquelas informacoes contidas em livros universitarios lidos pelos futuros arquitetos, economistas, e cientistas...

Nenhum comentário: