domingo, abril 13, 2014

Super Herói

Super Homem, Homem Aranha, Batman.... nenhum desses super heróis nunca vai tomar o espaço do meu super herói favorite - Indiana Jones.

Ele nunca precisou de super poderes ou de cinto de utilidades, nunca nem mesmo se preocupou em usar a cueca por cima das calças colantes.

Tudo que ele precisou foi um senso de aventura, uma graduação em arqueologia, e esperteza (para não confundir a o sentido pejoratório dessa palavra, adiciono o sinônimo sabedoria - não aquela das pessoas experientes, que vem com anos e anos de vida, mas a que vem com estudo e aplicação deste na vida real).

Indy nunca foi modelo de ser humano como os super-heróis são. A relação dele com o pai (James Bond) nunca foi muito boa, e a única mulher permanente na vida dele reclama que ele tirou vantagem da ingenuidade dela. Ele era só um cara normal, com qualidades e defeitos como qualquer cara normal. Dava até pra pensar que ele era de verdade.

Graças aos filmes do Indiana Jones, duas das minha profissões preferidas quando me perguntavam "O que você quer ser quando crescer?" eram "Arqueóloga." e  "Aventureira."

Mal sabia eu que arqueologia tinha mais a ver com estudo e ensino universitario de que com desbravar florestas e tumbas assombradas e lutar contra nazistas.

Mal sabia eu que aventura não era uma profissao e que ninguém ganha salário para ser aventureiro. Aventureiros são ou ricos sortudos ou pobretões irresponsáveis.

Mas quem se importa com isso antes do 10 anos de idade?

Nenhum comentário: