domingo, novembro 17, 2013

Eletricidade

Ontem eu li um post de um amigo. Se chamava "13 habilidades de seus avós tinham que você não tem".
É engraçado, mas é triste perceber que perdemos tanto em tão pouco tempo. E quando vc para pra pensar, o quanto perdemos do que nossa raça conseguiu e transmitiu ao longo dos séculos.
Talvez nossos pais tinham razão quando nos chamaram de geração X. Mas nossos pais também são culpados por não repassar nada disso (talvez por não valorizarem) as coisas que eles aprenderam com seus pais (se é que aprenderam).

Comecei a pensar sobre isso quando tivemos aquela tempestade assassina do Halloween há 2 anos atrás e as pessoas entaram em pânico - a maioria de nós não sabe como viver sem eletricidade - aqueles que sabiam, o faziam reclamando, sem se preocupar em expressar sua raiva.

É assustador admitir isso, mas países como os Estados Unidos (e países como o Brasil, em menor grau) perderam a capacidade de viver sem eletricidade. Sério - se, como no programa Revolution e American Blackout , de repente, a energia acabasse, e ninguém soubesse como trazê-la de volta - quantos de nós não teriam idéia do que fazer?
Para começar, a maioria dos nossos bancos de dados - os que sabemos como usar - teriam desaparecido. A maior parte de nossas atividades diárias - as mais simples - não poderiam ser realizadas. A maioria dos nossos alimentos apodreceriam. Quantos de nós iria sobreviver?

A população simples que vive em lugares como o sertão iria - como sempre fizeram. Aqueles de nós que moram na cidade, do alto de nossa arrogância e nosso progresso, provavelmente estariamos todos mortos em poucas semanas - da exposição à natureza, de fome ou apenas de violência - fruto de nosso próprio desespero.

Não é triste o quanto de 5 milênios de progresso nos perdemos (ou abandonamos ) em menos de dois séculos de eletricidade?

Nenhum comentário: