terça-feira, junho 18, 2013

#ChangeBrazil

Será?

Nos últimos dias meu país vem experimentando uma série de protestos. A mídia mainstream vem dando um spin distorcido da história, mostrando meia dúzia de arruaceiros que destroem patrimônio público, e faz parecer que é por causa do aumento de R $ 0,20 da passagem do transporte público.
Não é um movimento de arruaceiros. E não se trata apenas de R $ 0,20.

Muito tem sido dito no YouTube por pessoas que são muito mais eloquente do que eu. Estou postando seus vídeos abaixo. Vou deixar que elas façam o discurso por mim.

Mas eu só queria escrever algumas palavras sobre o que está se passando em minha cabecinha.

Vinte centavos foi apenas a gota d'água. O povo está cansado, irritado e frustrado com tanto descaso, desmandos e irresponsabilidade feitos diariamente pelos políticos, que comprometem o nosso futuro e o dos nossos filhos.
A preparação para a Copa do Mundo (que a TV tem fielmente transmitido como se fosse tudo o que importa pra gente, como se fôssemos um bando de animais irracionais) tem sido uma piada de mau gosto com o dinheiro público, enquanto os serviços públicos são deixados ao léu, e o povo, como um personagem de Chico Anysio costumava dizer, "o povo que se exploda".
Nos meus tempos de colegial, ouvi uma frase que eu nunca poderei esquecer (falado por um personagem de TV da grande mídia, veja você): "O povo é igual ao o gado - um e outro não sabe a força que tem. "
Será que as pessoas estão se aprendendo?

Eu não sei o que vai acontecer a partir de agora. Eu não sei se todos os protestos realmente serão o começo de algo, ou se todos eles serão lembrados como a vez que o povo foi às ruas e, em seguida, continuou a viver suas vidas tristes e pobres. A banda passou.
Eu não sei. Mas eu nunca vi tanta mobilização, mesmo quando eu era pequena e os adolescentes saíram às ruas para pedir o impeachment. Aquilo foi tudo um monte de nada.
Mas isso agora? Este pode ser o começo de algo novo, como a revolução americana foi. Será?

Mas não pode parar com as manifestações de rua. Tem que continuar com outra coisa. Com a educação (auto-didata funciona também, para não depender do precário ensino público), com a nossa forma de votar, com a maneira como vivemos nossas vidas diárias (honestidade nas pequenas coisas, pessoal?), com a forma como lidamos com o pão podre e o circo xexelento que nos enfiam goela a baixo dia após dia.

Talvez alguma coisa possa acontecer.


Nenhum comentário: