domingo, março 16, 2014

Horário Irlandês

Umas duas ou três vezes neste inverno eu tive o prazer de ter o meu marido comigo em casa devido a tempestades de neve. Seu chefe apenas disse a ele para trabalhar em casa naquele dia.
Ficar em casa em um dia de neve? Se você não é um professor, isso é grande coisa. O show tem que continuar - com ou sem neve. O mercado não pode parar. 


Não pode?
É mesmo?
Por quê? Por que não podemos lver um dia tempestuoso na maré mansa, ficar em casa e cuidar das nossas calçadas, não correr o risco de sofrer em um acidente na estrada? Por que não podemos levar na maré mansa e fechar as portas neste dia?
Ah , sim. É claro. Tinha me esquecido. É porque, se fizermos isso não vamos ganhar tanto dinheiro .
No ano passado, quando estávamos na Irlanda, ficamos muitíssimo irritados com a hora de fechar das lojas. Lá pras cinco, seis horas da tarde elas estavam fechando as portas. Aos domingos nós não vimos quase nada aberto.
É verdade que não estávamos em áreas majoritariamente turísticas , mas nós fomos para um local de praia, uma cidade chamada NewCastle, com lojas de souvenirs e coisas do tipo. Foi onde tiramos a foto da reportagem do nascimento do Principe George. Eram 17:00 e o sol brilhava no céu.
E olha só pras lojas:











Não, nós não tiramos essa foto. Essa é do google mapas. O que é engraçado, porque nós tiramos uma que se parece exatamente com essa daí. Tiramos nossa foto às 17:30, num dia de verão.
Isso mesmo. Nossa. Essas pessoas certamente não se preocupam com ganhar dinheiro. Não admira que a Irlanda esteja tão atrasada economicamente com relação aos EUA.
No entanto - Sério? Ganhar mais dinheiro realmente é tão importante?
Os empregadores e os trabalhadores agora, às 5:30 da tarde estão livres para ir viver suas vidas. Eles podem ir para casa para suas famílias , passar tempo com seus amados, ir ver o pôr do sol na praia, ou até mesmo ir tirar o atraso do dever de casa - em casa!!! - em vez de fazê-lo às duas da madrugada.
Será que realmente temos que ser o país mais bem sucedido do mundo? A custo de que? De passar horas extras com aqueles que amamos? De ciuidar da nossa casa, do nosso jardim, dos nossos bichinhos de estimação (ou dos bichinhos de abate, se vcs os tem).
Uma das 10 principais causas arrependimentos que as pessoas tem no fim de suas vidas é "ter trabalhado demais". Eu não quero acordar no meu leito de morte um dia e perceber que eu passei a maior parte do meu tempo atrás de algo q realmente não importa. Algo que não me dá prazer.


Nós só temos uma vida para viver. E o mesmo acontece com as pessoas que amamos. Nós controlamos tantas coisas, que achamos que podemos controlar o tempo. Nós sempre teremos "mais tarde" e "outro dia". Não, não teremos. Nós não sabemos se vamos acordar amanhã. Não sabemos se veremos essa pessoa especial novamente. Nós não sabemos.
"A gente sonha a vida inteira e só acorda no fim. E a verdade foi outra, não dá mais tempo pra nada." ( Racionais MCs )

Nenhum comentário: