domingo, fevereiro 23, 2014

Polítca não se discute

Convenceram o otário que política não se discute. E os corruptos e espertalhões tomaram conta do governo e roubaram todo o dinheiro dele, fizeram leis absurdas e ignoraram as leis justas, e deixaram o otário sem eira nem beira num país onde ninguem que presta deve querer ser político e político é sinônimo de gente que não presta.

Otário mesmo. O ser humano é político desde que resolveu viver em sociedade. E o destino do ser humano que não discute ou se interessa por política é ser controlado por quem se interessa.

Política se discute. Política se vive. Por política, até se morre na busca de uma sociedade justa. Se vc não discutir política pode até viver uma vida de paz e tranquilidade, mas uma paz como a do escravo, sem liberdade ou honra. Vale a pena? Pergunte a um escravo. Leia os livros escritos por escravos que provaram a incerteza da liberdade. Mais preciosa era a fome na liberdade do que a abundância na escravidão (cf. Frederick Douglass, Harriet Ann Jacobs). Vale a pena deixar o seu futuro e o futuro dos seus filhos nas mãos de outros, que podem lhe dar tudo ou não lhe dar nada, mas que lhe darão somente o que eles quiserem lhe dar? Vale a pena só para que vc não tenha o trabalho de discutir política - discutir como construir e manter uma sociedade justa e livre?

Política se discute sim. É um saco, é tedioso, é complicado, é difícil não gritar com os que pensam diferente de você. É tudo isso, mas vale a pena. Quando vc aprender a debater, e a respeitar o outro mesmo que suas opiniões não mudem, fica mais fácil. Qdo você aprende que nem sempre as pessoas passarão para o seu lado, mas que vcs ainda podem ser amigos, fica mais fácil. Mas mesmo que se perca a amizade, o que você prefere - viver com um amigo em escravidão, ou que vc e seu ex-amigo possam viver desfrutando de liberdade para decidir seu proprio futuro?

E partidos políticos? São importantes sim. Não o partidarismo, onde os partidos se tornam instituiçoes independentes e passam a controlar a ideologia de seus membros. Não. É importante ter partidos que surgem a partir de visões diferentes sobre um mesmo assunto, mas onde todos os lados estão dispostos a uma discussao legítima na arena pública - e que vença o melhor. Partidos sempre existirão por que os seres humanos são diferentes e pensam diferente - sempre pensarão. Mas, como os assuntos do dia mudam, os partidos tb tem que mudar. Os partidos não devem ser estáticos, mas devem mudar da mesma forma que os assuntos do dia na sociedade mudam. E é na discussao honesta (e acirrada) que poderemos viver em sociedade.

Foi graças à política q se aboliu a escravatura. Foi graças à politica que os países da America proclamaram sua independencia. E foi graças à politica que tanto mal se fez - guerras, genocídios, impostos abusivos e redistribuição de riqueza. O mal se fez quando os que eram contra aquele mal se calaram sob a desculpa de que política não se discute.

Desculpe se vc é parte do grupo dos otários. Por favor não se esqueça que qdo vc se deixou convencer de que política não se discute, ou de que política é coisa pra quem não presta, vc está desprezando séculos de evolução dos pensamento humano. Inclua nesse desprezo grandes filósofos e pensadores da grécia antiga, do iluminismo, das grandes revoluçoes em favor do auto-governo. Você está jogando janela a fora tudo que nossos ancestrais construiram com tanto esmero. ... Pensando bem, vc é mesmo um otário. Não seja otário. Pelo amor que vc tem à sabedoria que Deus concedeu à humanidade, não seja otário. Bote sua mente pra fazer algo que preste - faça sua vida valer a pena nessa breve passagem pela história humana.


Nenhum comentário: