domingo, janeiro 06, 2013

Uso insuficiente do fio dental

Então toda vez que vou ao dentista, sou entregue nas mãos de um açougueiro que vai passar alguns minutos tirando sangue de minhas gengivas com aquelas varinhas de metal (desculpe, na minha ignorância de leigo, não sei come elas são chamadas), então continuará o processo a enterrando uma linha cortante entre os dentes, como se estivesse passando fio dental na ***** da sogra (as minhas desculpas às boas sogras por aí, inclusive a minha - eu estou apenas perpetuando a velha idéia de que sogras são entidades malignas por si só).
Enfim, depois de sangrar-me ao ponto em que eu poderia precisar uma transfusão de sangue, o açougueiro anuncia do alto de seu grau higienista que a razão pela qual eu sangrava tanto é que eu não uso o fio dental o suficiente.
E eu, obviamente, culpada e envergonhada, sabia bem do meu hábito de não usar o fio dental.
Seis meses atrás, no entanto, eu cheguei ao limite do massacre de minhas gengivas. Eu decidi que iria usar fio dental todos os dias e queria de ver o higienista me dizer mais uma vez que eu sangro pq não uso fio dental, apesar de tal higienista ter passado os últimos minutos me cutucando com um palito de ferro e estrangulando-me com uma linha branca .
Fiz isso mesmo. Eu devo ter deixado de fazê-lo 5 dias dos 180 dias que se passram. Esses cinco dias foram devido a chegar em casa às 2 da manhã depois de uma festa de Ano Novo, ou passar a noite em uma confusão avião/aeroporto /traslado - em outras palavras, situações em que a higienização normal do corpo inteiro é ignorada por razões óbvias de exaustão completa .
Então cheguei ao dentista após uso religioso do fio dental (com as exceções acima mencionadas), e ela decidiu que era hora de fazer aquela coisa que eles cutucam você e falam uns números a esmo para outra pessoa para anotar. Eu recebi alguns números 4 e 5, o que ela disse, muito categoricamente, ser devido à falta de uso do fio dental.
Então eu disparei a fala que esperei seis meses para usar: "Mas eu uso fio dental todos os dias."
Silêncio por alguns segundos.
"Bem, seus 4 e 5 foram nos dentes de trás, é normal que aconteça nos dentes de trás."
Então, ela começou a fazer o que eles chamam de limpeza - e que eu chamo de "tirar sangue de uma pessoa com um palito de dentes de ferro"
Eu sangrei como se não houvesse amanhã. Ela, então, enterroo o fio dental gengiva a baixo - nada fora do comum. E eu deixei o dentista me senti\ndo  bastante machucada, me perguntando se eu tinha sido atropelada por um Fê-Nê-Mê ou por um 747.
Minha conclusão - Eu poderia ter passado esses 6 meses sem uso de fio dental e teria ouvido a mesma ladainha e sofrido a mesma dor - só que eu não teria o sofrimento diário do uso do fio dental.

Um comentário:

Anônimo disse...

Blá...esses médicos e dentistas parecem que seguem um script e não param pra analisar nada... Me deixam mais louca do que esclarecida... Vai ver vc apenas tem gengivas sensíveis ou porque afinal, ele está te cutucando...eu procuraria um outro profissional, menos agressivo (se é que é possível no caso do dentista)...rsss

Lua