domingo, maio 20, 2012

Smart phones

Desde pequena eu sempre ouvi as pessoas falarem contra os dispositivos tecnológicos individuais. No tempo que eu era o walkman. Depois os mini games. Depois os telefones celulares, os laptops e os toca-mp3. Hoje em dia são os smart phones.


Muita gente gosta de falar que estes dispositivos distanciam as pessoas. Ninguem conversa mais! Só ficam ouvindo walkman. Só ficam falando no celular. Só ficam passando mensagem de texto. Só ficam na internet. Só ficam teclando nos smart phones! ...

Engraçado.

Eu vou tomar um lado bem impopular dessa discussão.

Engraçado o povo falar dos walkmans, dos mini games, ou dos Ipods. Engraçado o povo falar que neguinho que fica ouvindo música ou jogando joguinhos, e nao fala mais com ninguém. Engraçado que eu nunca ouvi ninguém falar mal dos livros. Neguinho sai de casa com um livro de baixo do braço e anda pra cima e pra baixo com a cabeça enfiada num livro. Ninguém diz - Hoje em dia ninguem conversa mais, só fica com a cabeça enfiada num livro. Num é verdade? É. Mas vc já ouviu alguem reclamar disso? Não. Neguinho que fica com a cabeça enfiada num livro é intelectual! Neguinho que fica com a cabeça enfurnada no mini game ou com os fones de ouvido na cabeça é aliaenado.
Engraçado, né?
Dois pesos...

Engraçado mais ainda o povo falar esse tipo de coisa sobre os laptops, celulares e smart phones.
Ninguem fala mais com ninguém. Só ficam no falando no celular ou passando torpedo.
Minha nossa senhora!!!!! Pelo amor de Santa Gerimunda!!!!! Esse povo num pensa não? O que será que as pessoas fazem quando estão falando no celular? Ou passando torpedo? Gente! Nossa! Gente do céu! Será possível? ELAS ESTÃO CONVERSANDO!!! Caraca! Sério? Sério! Estão conversando!!!!

E os smart phones? Hoje em dia smart phones são mais que um telefone. Você pode ter tudo que sempre teve que procurar em diversos lugares - Bíblia, biblioteca, internet, mensagem de texto, agenda, musica e jogos.
Hoje eu tive uma conversa absolutamente casual com a minha melhor amiga que mora no Brasil. Ela postou um negocinho no facebook. Meu telefone me deu um toque na mesma hora. Eu comentei em resposta. Ela comentou com kkkk's e respondeu. Uma conversa boba e trivial que, não fosse os smart phones, não existiria.
Muitas vezes meu marido e eu estamos conversando sobre alguma coisa e nós queremos procurar mais informações. Vamos no nosso smart phone e achamos a resposta para nossa pergunta, dados para nossos inquéritos, a casa que estamos procurando, o produto que queremos comprar, comparamos preços.
E aí? Os smart phones distanciam as pessoas? Gente! Sério? OS SMART PHONES DISTANCIAM AS PESSOAS???
E como explicar que eu pude teclar com minha melhor amiga - estando nós duas tão longe uma da outra - como se estivéssemos juntas? O SMART PHONE NAQUELE MOMENTO NOS UNIU. Naquele momento estávamos lado a lado.
E como que explicar que eu e meu marido podemos quase que imediatamente resolver disputas e achar coisas que nós estamos procurando, ali, juntos. Ou um longe do outro podemos achar uma coisa que sabemos que o outro tem interesse e enviar através de uma mensagem de texto na mesma hora?
Isso não só nos une em momentos nos quais estaríamos distantes, quanto nos possibilita aumentar nosso conhecimento a toda hora, a todo momento.

Se, em vez de lendo uma Bíblia num aplicativo do smart phone e pesquisando sobre a vida do profeta Daniel num outro aplicativo, estivéssemos lendo uma Bíblia de papel, cada um num quarto, todo mundo ia dizer "Que lindo!" Mas como é num smart phone ... desune e desumaniza.

Pode o smart phone desunir e desumanizar? Pode! Se estamos o tempo todo teclando com coleguinhas, inclusive na mesa do jantar, quando devíamos estar nos entrosando com a família. Mas será que precisa do smart phone pra esse tipo de coisa acontecer? Não acontecia com o telefone? E quantas pessoas não deixavam a janta esfriar e as familias sem sua companhia num telefonema de trabalho, ou vendo um filme na televisao? Ou saindo com os amigos, ou fazendo trabalho da escola?
Jogar mini game em vez de aproveitar a boa companhia de mamae, papai, filhos, e conjuges - desumaniza? Mas e se enfiar no quarto e ler sem parar enquanto o resto da família está na mesa do jantar?
Qual é a diferença? Pseudo intelectualismo da nossa sociedade e falta de análise crítica de quem abre a boca pra acusar a tecnologia.

Eu sou a favor da tecnologia. A tecnologia, que, cada vez mais, possibilita unir e educar as pessoas, mas que é sempre vilanizada.

Todo e qualquer produto da criação divina e humana pode ser usado para unir e para desunir. Vamos parar com a palhaçada de acusar os dispositivos e perceber que eles possibilitam cada vez mais a união e o entrosamento - mais do que nunca na história do ser humano.

Viva os smart phones!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tinha pensado sobre este ponto de vista... Tem sua lógica!

Lua