domingo, maio 27, 2012

Dupla Cidadania

Quarta-feira, dia 30de maio de 2012, eu ganharei dupla cidadania. Ou seja, terei cidadania Brasileira - que eu nao renunciei, nem pretendo - e Americana, que ganharei dia 30.
Muita gente não entende isso direito. Quando falo com as pessoas sobre o processo de cidadania, elas me olham esbugalhados e perguntam, "Mas você já não era cidadã há muito tempo?"
Não, gente. Caramba. Cidadania é coisa séria.
Vamos entender isso direito.
Quando eu entrei nesse país, entrei com um visto de intercambista - um J1. O J1 é um visto que te dá direito a entrar e sair dos EUA por um ano, mas um ano de estadia de bônus sem direito a multiplas entradas. Isso desde que vc mantenha o status de intercambista.
No fim do ano bônus, eu e Dean já estávamos namorando, e várias pessoas haviam sugerido que eu fizesse uma pós aqui. Sem ter nada a perder, eu dei a entrada na papelada, voltei ao Brasil e peguei um visto de estudante - o F1. O F1 te dá direito a entrar e sair dos EUA por 5 anos, desde que vc mantenha o seu status de estudante.
No fim do segundo ano, Dean e eu nos casamos. Agora eu era esposa de um Americano, e os EUA se acha tanto que na cabeça de girico do povo que faz a leis de imigraçao, uma pessoa casada com um americano jamais pode ter intençao de manter seu visto de estudante, para depois do curso voltar ao seu país de origem com seu conjuge gringo. Não. Mulher/marido de Americano tem que abdicar do visto (ou seja, estadia temporaria) e pedir residência permanente - o famoso Green Card. Presunção, se vc quer saber minha opinião.
Existe um catatau de formas de alguém conseguir um Green Card. Casamento com um cidadão é a mais rápida delas. Mas em resumo, qualquer pessoa que tenha uma razão legítima para estabelecer residência nos EUA pode entrar com pedido de Green Card. É preciso, para isso ter bons antecedentes e nunca ter atentado contra o governo americano. Também se requer que o greencardista resida nos EUA por seis meses mais um dia do ano. Claro, né? Esse é um documento de residência. Se vc não reside, quer o documentto pra que? Mas falar inglês e conhecer história é desnecessário para se obter um green card.
Uma pessoa que tenha obtido o Green Card pode morar nos EUA a vida inteira. Pois, como o próprio nome oficial diz, o Green Card dá residência PERMANENTE.
Um residente dos EUA, tem todos os direitos da declaração dos direitos humanos da consitituiçao americana. Liberdade de expressao, de culto, de assembleia, de portar armas, de fazer peticoes ao governo, de ter um julgamento justo, entre outros.
Recapitulando - qualquer pessoa com motivos legítimos para estabelecer residência nos EUA pode dar entrada no Green Card. Alguns demoram mais outros menos. E você pode passar a vida toda aqui com um Green Card. 
GREEN CARD NAO É CIDADANIA!!!! Não é mesmo. Entendam isso, galera. Cidadania é coisa séria. Cidadãos tem certos direitos e deveres que simples residentes não tem. Por exemplo, cidadão pode votar e ser votado. Cidadão deve servir em juri publico quando convocado. Para alguém se tornar cidadão, ele deve provar que saber falar o idioma do país e que tem um conhecimento basico de historia americana. Para ganhar cidadania, vc também tem que ter já alguns anos com um Green Card.
Depois de alguns anos com um Green Card, vc pode dar entrada na cidadania. Obviamente, vc não precisa. Mas pode. Como a cidadania te dá muitos privilegios, e eu nao tenho que abdicar minha cidadania natural, eu não vi razao para esperar. Green Card tem data de vencimento e tem que ser renovado a cada 10 anos. cidadania é pra sempre. Com a cidadania eu tenho direito a me posicionar politicamente, com o Green card nao.  O Green CArd pode ser revogado a qualquer momento pelo governo. A cidadania nao.

É. Era o melhor caminho.  POr isso, quarta feira me tornarei tb cidadã americana.

Nenhum comentário: