domingo, abril 17, 2011

verde de volta

Quarta-feira quando eu dirigia de casa para o trabalho finalmente vi, pela primeira vez esse ano, o verde voltando às árvores.
Domingo passado percebi botões na extremidades dos galhos das árvores aqui de casa. Já é um bom sinal. Mas quarta feira finalmente um verde tímido mostrou-se nos galhos caídos dos salgueiros chorões. É a minha visão preferida de início de primavera. Os salgueiros chorões voltando a esverdecer. Quarta feira, aconteceu. Depois do chorões, todas as outras árvores começam, timidamente a princípio, depois numa velocidade espantosa, a dar sinais de vida. Botões vermelhos e verde primavera, algumas forsítias (um tipo de arbusto que dá flores amarelas) aqui por perto começam a florecer também. A forsítia do vizinho já brotoudo lado que dá pra nossa garagem. Os narcisos amarelos que temos no quintal também começaram a brotar no domingo. Já há narcisos-amarelos por todo canto.
Em breve, muito em breve as árvores que ficam a caminho do trabalho estarão cobertas de flores brancas. Essas não duram muito, mas são de uma beleza sem par. Em coisa de uma semana ou até menos começam a dar lugar as novas folhas, que chegam verde-clarinhas, recém-nascidas que são. Começam a aparecer de cima para baixo. A árvore toda coberta em flores brancas começa a esverdecer do topo para a base. Uma coisa linda de se ver. Em breve todas as flores se vão, e as novas folhas estão plenamente abertas. Daí por diante elas começam a escurecer, tomam a tonalidade de um verde mais adulto, um verde mais verão. POis é, quando chega o verão todas as árvores perderam aquele tom claro de verde-primavera, e exibem um belo verde floresta, e passam a ilusão de que sempre foram e sempre serão assim, frondosas, vistosas, e cheias de vida. Até começar novamente a esfriar, e elas perderem seu verde. Uma explosão de cores poderá ser vista por um tempo - é o outono. Mas essa bela explosão não engana ninguém. As lindas cores são a preparação para o fim de um ciclo, As folhas caem e por uns dois ou três dias ainda mantém sua cor vibrante, depois secam. E as lindas e frondosas árvores, outrora verdes, imponentes, voltam a seu estado de hibernação e tudo vai esfriar de novo. O frio da morte por muitos meses se sentirá triunfante sobre a vida, como se sentiu triunfante sobre Cristo no Sábado de Aleluia. Mas a primavera virá novamente, ainda que tardia, trazendo consigo o calor do sol e a vida mais uma vez. O ciclo recomeça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc já pensou em escrever um livro de memórias da sua vida no EUA? Sei lá, acho que vc tem tanto a dizer, sobre tanta coisa... Vc escreve bem, deveria virar escritora de uma vez por todas! ;-)
Lua