quinta-feira, agosto 05, 2010

Dirigindo o debate

Um domingo por mês os jovens e adolescentes da nossa igreja reunem-se na casa de alguma família para discutir assuntos importantes para jovens na sociedade atual do ponto de vista bíblico.
Essa programação chama-se At Home (Em Casa).
Até pouco tempo era totalmente dirigida pelo Pastor Al. De uns meses pra cá, ele vem passando a bola para os jovens. Da primeira vez foi Josh Dayton, um rapaz que está indo embora pro seminário mês que vem. Depois foi Josh Ernst, um carinha que gosta de falar e contestar. Depois , os dois últimos meses foi Dean e eu.
Da primeira vez decidimos falar sobre dízimo, e como administrar suas finanças priorizando a palavra de Deus.
Da segunda vez, domingo passado, escolhemos falar sobre imigração ilegal, um assunto quentíssimo aqui nos EUA por agora em virtude de uma lei dos estado do Arizona que requer que o estado cumpra o que está determinado na lei federal. Acredite ou não o governo federal processou o estado do Arizona por essa lei. Alguém aí já ouviu falar em politicalha? Pois é. Politicalha da mais sacana. Safadagem pura.

Como olhar imigração de forma bíblica? Respeitando as leis da nação como a Bíblia manda, mas olhando e amando cada indivíduo independente de raça, cor, credo ou nacionalidade como a Bíblia manda?

Esse era o debate que teríamos tido se o pastor e Josh Ersnt não tivessem monopolizado a conversa discutindo se as leis , todas as leis da história deste país são racistas ou não. O pastos nos havia prometido que ficaria calado durante o debate, mas aparentemente ele não é muito bom em cumprir promesas. Especialmente qdo quem começa a falar é Josh E. Aparentemente as idéias de Josh E irritam o pastor ao ponto de ele não poder ficar calado. Eu gostaria que ele ficasse. Pois Dean e eu tínhamos uma lista de pontos que queríamos cobrir. Várias pessoas educadas levantaram a mão para falar e não foram dadas a chance (como ocorreu várias vezes em outros encontros), porque o pastor e Josh monopolizaram a noite.

Se ele pedir a gente que lidere o debate mais uma vez vou ter que pensar numa saída. Posso dizer ao pastor que ele precisa se controlar? Acho que será indelicado. Mas graças a Deus a filha dele era a dona da casa onde nos reunimos e ela também ficou irritada. Ela conversou comigo após a reunião e ambas concordamos que foi demais. Espero que ela converse com ele.

Nenhum comentário: