terça-feira, julho 20, 2010

Novelas sobre países distantes e suas danças

Entrei em contato com uma professora de dança do ventre. Estou pensando seriamente em voltar a fazer aulas de dança. Afinal desde "O Clone" que quero aprender a dança do ventre.
Também perguntei a ela sobre dança indiana. Sua resposta pareceu a de uma pessoa conhecedora. Explicou que há diferentes estilos, disse-me quais são os mais comuns, que tipos de movimentos eles enfatizam, e ainda falou quais são as principais diferenças entre a dança do ventre e as danças indianas.
Futuramente, quero aprender uma dessas danças indianas. Provavelmente estilo Bollywood ou bhangra, que são as mais populares. Eu sei que danças indianas tem muito a ver com a religiosidade deles, e provavelmente eu não devo nem ter autorizaçao pra aprender um estilo que seja muito ligado a expressão religiosa. Eles devem considerar algum tipo de profanação alguém que não é da religião querer aprender a dança sagrada deles só por divertimento.
Engraçado como tanto a dança do ventre quanto a dança indiana entraram na minha lista de coisas que eu quero fazer só por causa das novelas. O Clone, que se passa no Marrocos, e o Caminho das Índias, que obviamente se passa na Índia.
Engraçado como no Brasil a gente gosta tanto de novelas que se passam em países distantes. E normalmente, os costumes desses países, ou algum aspecto de seu idioma se tornam frenesi no Brasil. Durante o Caminho das Índias, are baba, e outras expressões indianas se tornaram parte do idioma brasileiro de forma tão natural.
Agora mesmo estou acompanhando Passione. Ao que me parece, novelas com background italiano são uma receita vencedora. Talvez porque haja tantos descendentes italianos, de 2a. 3a. ou mesmo 4a geração, no Brazil. A italianidade ainda é forte e latente nesses ítalo-brasileiros. Mas normalmente os cursos de italiano ganham uma nova leva de alunos durante essas novelas, tanto de ítalo-descendentes quanto de viralatas como eu. Afinal não foi a febre Amore mio de Giuliana e Matteo que me levou a entrar no meu cursinho de italiano?
E hj a febre da época de O Clone me leva a considerar mais uma vez a dança do ventre. E a febre ainda latente de Caminho das Índias me faz prometer a mim mesma que assim que puder estarei começando também a aprender um estilo de dança indiana.

Nenhum comentário: