terça-feira, julho 20, 2010

Ironia

Acho irônico que o país pelo qual eu lutei pelo direito de vestir sua bandeira em meu próprio país, por simples simpatia, agora me impede de pendurar a bandeira do meu próprio país na minha própria casa, por motivos maiores que simpatia, pois os sentimentos que alguém nutre pela pátria vão além de simpatia.

Não sou nem nunca disse que queria ser americana, mas me propus a usa a bandeira deles estampada no peito, simplesmente pra dizer - estou lutando essa guerra com vocês. Mas sempre serei brasileira, e se minha bandeira não pode ser hasteada em minha própria casa, nenhuma outra bandeira o será. Não honrarei um lugar que não me permite honrar o que é meu.

E como poderei até mesmo encarar minha família novamente? E quando algum deles perguntar como pode uma brasileira hastear uma bandeira americana em sua casa quanto a bandeira brasileira não se vê em lugar algum - o que devo dizer? Esta casa não é uma simples casa onde por caso estou morando, é a minha casa. Eu poderia responder que hasteio a bandeira em respeito pelo país onde vivo. Mas a custo do meu próprio país?

Como posso justificar hastear qualquer outra bandeira a custo da minha própria? Meu país me virou as costas? Saí fugida por causa de perseguição ou situações de dificuldade extrema? Tenho vergonha de quem sou ou de onde venho? A resposta para essas perguntas é um ressonante Não! Tenho todos os motivos para ter orgulho de quem sou e de onde venho. Longe de ser perfeito, o Brazil nunca me deu motivos para negá-lo.


Por respeito ao país onde vivo, hastearei sua bandeira, mas não as custas da minha. Por respeito ao meu país nenhuma outra bandeira será hasteada em minha casa se eu não tiver o direito de hastear a minha própria.


E que isso sirva de lição a quem gosta de tomar dores que não são suas. Aquele de quem as dores você tomou não te dá garantia alguma que tomará as suas no dia que você precisar.


Nenhum comentário: