domingo, junho 10, 2012

Eu acredito

Eu acredito no direito de todas as pessoas de tomarem uma posição contra ou a favor de assuntos polêmicos. Eu acredito que todos nós temos o direito de tentar, através de argumentos, de forma coerente e civilizada, defender nossas posições e tentar convencer outros, através de argumentos. Eu acredito que ninguém tem o direito de humilhar outra pessoa por suas convicções pessoais.

Infelizmente a intolerância existe. E a intolerância parte de todos os lados. É muito fácil chamar uma pessoa de intoletante porque ela se recusa a acreditar na validade do casamento homessexual. Mesmo que essa pessoa esteja usando os meios democráticos de forma respeitosa e civilizada para convencer outros de seu ponto de vista. Uma pessoa que expressa uma opinião considerada impopular é agora acusada de intolerante - simplesmente por expressar sua crença pessoal.

Por outro lado, nossa sociedade atual nos tenta convencer de que certos grupos estão acima do bem e do mal. A comunidade gay, por exemplo, é feita de pessoas tolerantes e amáveis, pessoas possuidoras de bom gosto e de uma doçura sobrehumana. É como se o ser gay transformasse qualquer pessoa num cidadão modelo. Se você acha que os gays são tolerantes por serem gays, tente explicar o que aconteceu quando tentei explicar minha crença pessoal para uma pessoa que eu considerava um amigo de muitos anos. Primeiramente deixando claro que respeitava seu direito de cidadão de fazer o que a lei lhe permitisse, expliquei que minha religao tinha certos parâmetros pelos quais eu me guiava para entender o certo e o errado. Expliquei que, dentre uma miríade de outras coisas das quais eu também era culpada, o comportamento sexual era também considerado errado. Expliquei que isso jamais me impediria ter amigos que tivessem tal comportamento. Essa pessoa, sem minha autorização, tomou o meu nome e minhas palavras, e colocou as em discussão pública, chamou-me de mentirosa e ridularizou minhas convicções. Outras pessoas curtiram. Então que temos aqui? Humilhação e ridicularização pública agora é válido - claro, desde de que venha de um homossexual contra uma pessoa religiosa que ouse expressar sua opinião.

Agora pergunto - alguém que ridiculariza uma pessoa em público exbindo uma conversa particular feita com a maxima civilidade merece ser chamada de amigo e de boa gente? De amigo eu não o chamo mais.

Intolerância - atitude da qual as pessoas de linha mais conservadoras são sempre acusadas - vem inúmeras vezes das pessoas que se dizem mente abertas. Elas crêem que elas têm o direito de ter sua opinião. Mas só elas. Não é engraçado? Se alguém tem o direito de não ser vítima de buli por ser gay, outros não tem o direito de não ser vítimas de buli por terem uma religião que crê que o homosexualismo é um erro? Tolerância só serve pra um lado?

Certa feita fui acusada por uma professora de ser religiosamente intolerante. Ela sequer ouviu meus argumentos. Quando abri a boca para dizer que havia um erro no teste, ela me disse que eu deixasse de ser intolerante e que deixasse minha religião do lado de fora. Tudo que eu queria explicar a ela era que, na questão da prova que pedia que comparássemos o texto (uma fictícia conversa entre Deus e o homem no momento da criação do mundo) a resposta correta era "livro de Gênesis" e não "Novo Testamento". A professora poderia ter aprendido nesse dia que o livro de Gênesis e não o Novo Testamento fala sobre a criação do mundo. Mas preferiu humilhar a aluna religiosa em público sem sequer saber o que ela tinha a dizer. É claro, porque obviamente tudo que vem da boca de um evengélico é intolerância e não é digno de respeito. Então por que ouvir?

Esse é o mundo em que vivemos.

A verdade é que todo mundo é intolerante de alguma forma ou em algum grau. Isso porque todos nós temos certos valores sobre o certo e o errado e nem sempre sabemos lidar com pessoas que que tem parametros diferentes. Mas os que se auto-intitulam pro-tolerância são, em geral, de todos os mais intolerantes. Algumas pessoas gostam de humilhar os outros. E essas pessoas podem ser religiosas, podem ser gays, podem ser de qualquer raio de posição nesse mundo.

Ser tolerante é aprender a lidar com o diferente. Algumas pessoas aprendem que é preciso respeitar outros enquanto seres humanos apesar de termos valores e visões de mundo diferentes. Aprendem que não precisamos concordar, apenas respeitar outros enquanto cidadãos de sociedades democráticas, onde o direito de discordar não é um privilegio de grupos especiais - é por isso que se chama direito e não privilégio. Será que um dia todos poderemos entender isso? Entender e viver?

Viva como se cresse no direito das pessoas de ter opiniões diferentes e de poder argumentar em favor delas. Viva como se cresse no direito das pesoas de discordarem completamente de você, mas de terem o direito de fazer isso. Argumentação é uma ferramenta que todos nós temos ao nosso dispor. É um direito de todos que possuem opiniões. Mas requer respeito mútuo.

Viva. Falar é fácil. Viver é muito mais dificil. Viva uma vida que desmonstre o respeito que vc exige dos outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei seu texto!!! Eu poderia compartilha-lo no meu meu face?? Lua